quinta-feira, 2 de maio de 2013

Especial televisão (parte 3)

Por Alice Andrade
Um magnata da mídia brasileira, somado a sua ousadia e à realização de um sonho pessoal: foi essa a fórmula que resultou na criação da primeira emissora de televisão da América Latina, no ano de 1950. Tendo sido batizada com o nome de origem indígena, devido ao apreço de seu criador por tal cultura, a TV Tupi definitivamente revolucionou a comunicação  no Brasil.

Assis Chateaubriand, conhecido como
 "pai da televisão brasileira"
(Foto: caetanistas78.blogspot.com)
   Como ainda não havia profissionais específicos para esse campo, algumas das equipes do rádio e do teatro logo migraram para a televisão e produziram conteúdos de grande repercussão e popularidade. As novelas, por exemplo, alcançaram significativo sucesso no Brasil, assim como Sua Vida Me Pertence, com Vida Alves e Walter Forster, que mostrou o primeiro beijo na televisão.

Inicialmente, a ideia de criar uma emissora no Brasil surgiu de quando Assis Chateaubriand – que na época já era dono de uma rede de jornais e rádios, conhecida como Diários Associados - visitou um estúdio de televisão americano, ficou encantado com a transmissão de imagens para os aparelhos televisores e resolveu implantar a ideia em seu país, exatamente no período em que o rádio era o meio de comunicação mais popular. 
   Dessa forma, apesar de todos os incentivos para que o seu investimento fosse voltado para o radialismo, o jornalista quis inovar e importou a tecnologia da televisão dos Estados Unidos. Contudo, por ainda não existirem emissoras brasileiras, também não havia receptores do sinal de TV. Então, Chateaubriand também trouxe os aparelhos receptores, cerca de duzentos, e os espalhou pela capital paulista.
(Foto: pt.wikipedia.org)
 A cerimônia de abertura da televisão pioneira contou com o Frei José Mojica, que cantou "A canção da TV", hino composto pelo poeta Guilherme de Almeida, contando também com a presença da atriz Lolita Rodrigues. Quem assumiu a direção artística da Tupi foi o então radialista Cassiano Gabus Mendes, ainda nos seus 23 anos. 
Frei José Mojica (esquerda) e a atriz Hebe Camargo (direita)
Foto: (portalsaofrancisco.com.br) 
O primeiro programa transmitido foi TV na Taba, cuja apresentação era feita por Homero Silva. Além disso, contou-se com as participações especiais de Lima Duarte, Hebe Camargo, o balé de Lia Aguiar, Vadeco, Aurélio Campos, Mazzaropi, Ciccilo, Ivon Cury, Wilma Bentivegna, o jogador Baltazar, Rosalina Coelho Lisboa e a orquestra George Henri. Quem entoou o prefixo da emissora foi a atriz Yara Lins, ao dizer: "PRF-3". Quanto à primeira imagem que foi exposta aos telespectadores inaugurais, tratou-se da frase "está no ar a TV no Brasil", dita por Sônia Maria Dorce, na época com 5 anos, vestida de indiazinha.

Repórter Esso
O Repórter Esso, trazido do rádio, também teve grande
sucesso na televisão
(Foto: emporiodenoticias.com)
Em 17 de junho de 1953, foi ao ar o Repórter Esso, o qual já fazia sucesso no rádio e, introduzido na televisão, arrebatou a audiência no horário das 19h45. A apresentação do telejornal, em São Paulo, era feita por Heron Domingues e Gontijo Theodoro, que entravam no ar para trazer notícias nacionais e internacionais. Mais tarde, no ano de 1955, o primeiro programa de auditório foi criado, titulado O céu é o Limite






Ao vivo
   A TV Tupi de São Paulo também foi a primeira na transmissão ao vivo ao decidir mostrar a inauguração de Brasília, em abril de 1960. Por causa da inexistência de satélites, solicitaram três aviões voando em círculos na rota Brasília-São Paulo para que a transferência do sinal fosse feita através deles.
   Dessa maneira, a imagem era captada em Brasília e transmitida para o primeiro avião, que retransmitia para o segundo e depois para o terceiro, o qual, por fim, retransmitia para a antena principal da TV Tupi, em São Paulo. Esta enviava novamente o sinal para as demais áreas de alcance, exibindo a inauguração da capital nacional aos paulistas em tempo real.

Inovação
Com o passar do tempo, a televisão foi se popularizando e, por isso, seu conteúdo teve de acompanhar esse desenvolvimento. Sendo assim, uma das novelas produzida pela Tupi, Beto Rockfeller, de Bráulio Pedroso, inovou a linguagem da televisão no ano de 1968. A partir da figura de um anti-herói, nasceu um estilo singular de interpretação, em que se notou uma maior naturalidade. Isso conquistou o público, aumentando a audiência e trazendo uma maior aceitação desse tipo de programação.
Abertura e trecho da novela Beto Rockfeller (1968) 

O fim da TV Tupi
Mesmo com o êxito inicial alcançado, a morte de Assis Chateaubriand, em 1968, deu início a uma longa crise administrativa e financeira da TV Tupi. Isso gerou uma queda de audiência, além do fato de que emissoras concorrentes começaram a surgir. Por esses motivos, no dia dezessete de julho de 1980, pouco antes de completar 30 anos no ar, a Tupi teve sua concessão cassada pelo governo federal de Figueiredo. 

Símbolo da TV Tupi (Foto: diariopernambucano.com.br)
Nessa perspectiva, a primeira emissora brasileira teve seus transmissores apreendidos. No entanto, sua importância no contexto da comunicação do Brasil, especialmente no que se relaciona ao contexto audiovisual, jamais deixou de ser reconhecida. Como pioneira, a TV Tupi, fruto da criatividade e visionarismo de Chateaubriand, é, inegavelmente, um marco na história do nosso país.

2 comentários:

  1. Com certeza a rede tupi foi essencial para a história da mídia brasileira!

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria!! Texto fluindo como água e muito gostoso de ler, nem parece que é um leitura informativa. Parabéns, Alice!!

    ResponderExcluir